Não pode ser Meu discípulo

Salvador Dali

Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes:
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.
Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo....
Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:25;26;27 e 33

Jesus ainda estava em uma fase de grande popularidade, com multidões o seguindo, mas Jesus sabia que muitos apenas o seguiam pelo pão que Ele dava (João 6:26). Então Ele começa a endurecer a pregação, mostrando a realidade do Reino de Deus, que não se baseia em milagres, comida, bebida e bênçãos, mas principalmente, o seguir a Cristo é uma vida de santidade sendo vivida.
Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? João 6:66-67.

Analisando os custos.

No texto de Lucas 14, Jesus manda as pessoas que o seguem analisarem os custos de o seguir, comparando a um construtor, que antes de começar a edificar, tem que fazer os cálculos e um rei que vai a guerra, que tem de saber se pode ganhar ou se é melhor usar diplomacia, para não ser derrotado.
Certa ocasião Jesus alertou a um discípulo que queria o seguir para qualquer lugar: Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Lucas 9:58. Ou seja, Jesus não tinha moradia fixa.
E a outro que o próprio Jesus chamou para segui-lo: Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Lucas 9:59. Na verdade o discípulo que Jesus chamou, não tinha um pai morto, mas ele usou de uma figura de linguagem que usamos até hoje: O discípulo disse: Eu te seguirei quando meu pai morrer.
Por isso respondeu Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus. Lucas 9:60. O que quer dizer. A vida verdadeira só com Cristo, quem não o segue, apesar de estar aparentemente vivo, está morto.
A conversão verdadeira requer uma analise da mudanças de vida que a pessoa irar sofrer, tem que saber o que irá acontecer realmente, e não seguir a Cristo a procura de benção somente, como uma propaganda enganosa.

Três vezes Não!

Jesus repete três vezes a expressão: Não pode ser meu discípulo. Isto tem a ver com as principais questões para a qual temos de analisar com a decisão de ser discípulo de Jesus.

1 – Contraria família e a própria vida.

O discípulo de Cristo ira descontentar o mundo. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15. A maioria das pessoas ama o mundo, suas riquezas e comodidade, é natural do ser humano, e Jesus representa isto pela família da pessoa, que, se também não tiver a mesma fé, não entenderá porque um membro seu, não busca com afinco as riquezas e o bem estar, mas sim uma vida espiritual. Coisa que ocorre também com os próprios desejos pessoais de prazeres mundanos e humanos em contrapartida aos espirituais. Por isso Jesus destaca a necessidade de se desapegar de tudo, e o que mais marca em uma pessoa é a família alem de si próprio.

2 – Tomar sua cruz e morrer

A cruz era um instrumento de morte, não como hoje, que é nosso símbolo do cristianismo e até um adorno(uma jóia). Quando Jesus fala de cruz Ele esta falando, morra para o mundo. ...porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colosseses 3:3.
A cada dia a pessoa teria de mortificar a carne (Romanos 8:13), isto é o abandono mais uma vez de tudo.

3 – Renunciar a tudo.

Jesus aqui resume as características que Ele quer para um discípulo. O discípulo tem que amar a Deus acima de tudo, pois Deus não pode ser colocado em segundo plano, a Bíblia chega até a dizer que Deus tem ciúmes por nós. Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Tiago 4:5.
Cristo requer isto do discípulo, prioridade, Deus tem que estar acima de tudo em sua vida, mais do que a família, como no caso de Abraão, mais do que todas as coisa, como no casso de Paulo. Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo. Filipenses 3:8

Conclusão

Algumas pessoas são seguidoras de Cristo e tentam levar outras pessoas a seguir Jesus, ensinando um cristianismo de facilidades, , salientam as emoções, a felicidade e as bênçãos materiais sem considerar o verdadeiro Caminho, o arrependimento, a mudança de vida, a conversão verdadeira.
Não há conversão sem transformação, cristianismo não é busca por bênçãos. Cristianismo é uma vida cheia da personalidade de Cristo sendo vivida.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente esta mensagem participe!

Leia mais mensagens