Faça a coisa certa!

O mundo atual prima pelas emoções, busca por realização e prazer pessoal, priorizando a pessoa em detrimento do coletivo. Esta hoje é uma sociedade de consumo com um fortalecimento nunca antes visto da imagem pessoal individualizada, ou seja, a valorização da pessoal nos moldes comerciais, assim sendo: Você é o cliente! Você esta sempre com a razão! Você tem de exigir seus direitos! Você, você e você.

Com todos esses conceitos de valorização da pessoa, coisa que existe na igreja também, assim pessoas acabam se convencendo, conscientemente ou inconsciente, que são as melhores do mundo, as mais corretas e mais merecedoras de tudo. Desta forma o a pessoa é melhor do que seu superior, é mais merecedora de elogios que seus colegas e etc. Enfim é o ensino soberdo da valorização atachando a humildade essencial.

Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim.
Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo.
Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre. Salmo 131

O objetivo deste estudo é alertar para se ter uma analise do que é certo fazer, apesar de nossa vontade, mesmo achando que somos merecedores, mesmo achando que somos melhores. Fazer o que é certo!

Visão e conceitos humanos X Lei de Deus

Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça; nem mesmo ao pobre favorecerás na sua demanda. Êxodo 23:2-3

A profundidade do mandamento acima é grande; ele diz que “a voz do povo não é a voz de Deus”, porém há outro alerta importante nesse mandamento: Não faça o errado, mesmo que seja para beneficial alguém carente. Os fins não justificam os meios!
Nós como seres sociais temos a tendência de seguir princípios e ideias de grupo. Aceitamos conceitos pré-concebidos por grupos, em suma, aceitamos as ideias de um grupo para sermos aceitos por ele. Aceitar para ser aceito.
Neste ínterim, não questionamos o porque das coisas, ficamos na onda, contudo as ideias aceitas pela sociedade variam como o vento, como a moda muda.
Veja o exemplo das tatuagens, elas eram coisas de rebeldes da sociedade, marginais e contestadores em geral, porém hoje elas são coisas corriqueiras, e até vista amplamente nas igrejas, onde o nome Jesus e tatuado como prova de fé, mesmo estando escrito na Bíblia um mandamento reprovando tal atitude.

Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28

Notadamente, não estamos aqui discutindo se é certo ou errado tatuar o nome de Jesus, do filho, do cônjuge, etc. estamos questionando se a pessoa sabe o porquê de fazer tal coisa, se isso é uma ideia própria ou uma “onda de grupo”.
Outra coisa que mudou na igreja foi a indumentária, pois antes se uma mulher vestisse uma saia acima do joelho era taxada de carnal. Hoje se uma mulher tem por habito ou doutrina usar roupas abaixo do joelho ela pode até sofrer “bulling”, ser chamada de religiosa. Neste caso o interessante paradoxo é que no meio religioso, ser chamado de religioso é depreciativo.

A coisa pode estar errada mesmo quando tudo parece certo.

Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! Porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas. Lucas 6:26

Um problema que tem se avolumado na atualidade é justamente o precisar de aprovação de terceiros para termos confiança. Como se jogássemos uma roupa que gostamos muito no lixo por estar fora da moda, assim trocamos algumas vezes nossos gostos pelo gosto da sociedade.
Com a sociedade consumista e exibicionista, potencializada pela mídia (TV, internet, revistas, etc.) todos podem aparecer e disseminar suas ideias, basta para isso criar ou participar de uma rede social na internet ou fazer um vídeo chamativo no Youtube. Então pensamos como agradar o público, como ser popular e o que deve fazer para participar de tal grupo, entretanto pouco se pensa se as ideias do grupo são validas ou não. Outro exemplo paradoxal é que um negro foi achado participando de um grupo neo-nazista no Brasil. Onde esta o questionamento das ideias do grupo na cabeça de seus membros?
Jesus em sua fala, no Sermão do Monte, trecho transcrito acima, para todos questionarem a sua popularidade, pois os falsos profetas eram populares e bem elogiados, enquanto os verdadeiros profetas eram perseguidos. O centro da questão é que popularidade não é garantia de se estar certo. A garantia da verdade esta em princípios sólidos. A Bíblia para o cristão é o mais solido de todos e quanto a aprovação não adianta a aprovação de multidões se Deus não estiver com ela.

Caminho estreito, mas que leva ao lugar certo.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Mateus 7: 13-14

Na verdade o importante é para onde se quer ir, sendo a estrada o secundário, se você quer ir para uma chácara no interior do estado, você não poderá escolher a estrada, ela já esta construída, se ela esta asfaltada ou é de barro, isso é secundário, o importante é o objetivo seu.
Neste ponto é que questionamentos devem entrar. Em que caminho eu estou? Será que estou agradando a mim, a Deus ou aos grupos?
As respostas para essas e outras perguntas só são encontradas no mapa que Deus deu, a Bíblia e a oração em comunhão com Ele.

Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. Filipenses 2:15

Voltar a página inicial