A Elite da Tropa


Deus tem sempre escolhido através da história, grupos e pessoas para se tornarem sua elite aqui na terra, veja alguns exemplos de grupos, pessoas e coisas escolhidas:

- O povo de Israel: ...Assim diz o Senhor Deus: No dia em que escolhi a Israel, levantei a minha mão para a descendência da casa de Jacó, e me deu a conhecer a eles na terra do Egito, quando levantei a minha mão para eles, dizendo: Eu sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20:4
- Escolheu Jerusalém, Davi para governar:
mas escolhi Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi Davi para que estivesse sobre o meu povo Israel. II Crônicas 6:6
- Escolheu um lugar específico:
antes escolheu a tribo de Judá, o monte Sião, que ele amava. Salmo 78:68
- Escolheu os 300 com Gideão
: Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar. Juizes 7:7
- Jesus escolheu 12 apóstolos:
Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Lucas 6:13
- Em Apocalipse é mostrado um grupo especial que está sempre com Cristo: ...Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:4

Nosso objetivo aqui é analisarmos as características dos que são escolhidos, qual o comportamento e para que se é escolhido. Para isso iremos usar como base o texto de Josué Capitulo 3 e versículos 6, 13 e 17, abaixo estão os versículos, mas leia todo o texto para entender melhor.
6 - E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo.
13 - ... porque assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, estas serão cortadas, isto é, as águas que vêm de cima, e, amontoadas, pararão.
17 - Os sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor pararam firmes em seco no meio do Jordão, e todo o Israel foi passando a pé enxuto, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.

Primeiramente vamos entender o que é uma tropa de elite, segundo conceitos humanos:
No dicionário significa. O que há de melhor em uma sociedade ou num grupo; nata, flor, fina flor.
Sociologicamente e a minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos.
Também compararemos a elite retirando conceitos dos livros de estratégia A Arte da Guerra de Shun Tzu, que é referencial a mais de mil anos em estratégia de guerra e administração.
1 – Para o homem.
A elite de um exército é composta dos melhores, mais fortes e mais capazes, por isso são os mais treinados e o que recebem mais investimentos em armas, mantimentos e capacitação.
Para Deus a elite do exército é composta dos mais dispostos, pois é Ele quem capacita e treina todos, além de Deus dar a todos a medida certa, independente de ser da elite ou não.
2 – Para o homem.
A elite só deve ser usada quando a certeza de vitória e total ou em caso de desespero como último recurso. Ou seja, a elite deve ser preservada para o bem da moral do exercito.
Para Deus. A elite é a mais usada e Ele não coloca ninguém para perder, sendo da elite ou não.

Como se vê a diferença dos conceitos de Deus e dos homens são diferentes, por isso coloquei acima estas duas definições só para nos direcionar nas características peculiares entre um exército humano e o exército comandado pelo Senhor dos exércitos. Então comecemos.

A elite de Deus vai na frente.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo. Josué 3:6.
A posição dos da elite de Deus é sempre a frente de seu povo, eles são escolhidos para liderar, para abrir caminhos e enfrentar o combate primeiro. Contrariamente a isso o conceito humano diz que a elite deve sempre ficar na retaguarda (atrás), para dar apoio a tropa, em caso de necessidade e também apoio moral, pois o exército confiará que tem um grupo mais forte para lhes dar apoio. Veja a diferença crucial da estratégia de Deus. Ele usa sempre o melhor e protege os mais fracos, inversamente ao mundo, que faz justamente o contrário.

A elite é a primeira a enfrentar as situações novas e adversas.
... porque assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, estas serão cortadas, isto é, as águas que vêm de cima, e, amontoadas, pararão. Josué 3:13.
O primeiro encontro com a batalha é da elite que está a frente, eles serão a prova de fé, depois da fé confirmada os outros crerão melhor, por isso fazem parte da elite os missionários, evangelistas e outros que vão onde ninguém ainda foi, vão ao desconhecido. Mais uma vez no conceito humano, contrariamente a Deus, a elite nunca deve ser usada sem a certeza de vitória, assim sempre os mais fracos estão a frente para testar a força do inimigo. Perceba que isso acontece nas guerras atuais também, veja os exemplos do Afeganistão e Iraque, em que as tropas de elite só foram usadas no último momento.

A elite é a primeira a entrar na batalha e a última a sair.
Os sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor pararam firmes em seco no meio do Jordão, e todo o Israel foi passando a pé enxuto, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. Josué 3:17
A elite de Deus permanece firme até o fim, ela leva a carga (a arca) esperando que todos passem e se salvem. Esse é o exemplo de serviço que Jesus falou. O maior é quem serve. Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Mateus 23:11.
Como acontece quase sempre Deus contraria os conceitos humanos e coloca o seu melhor para servir e não para ser servido.
Quanto a humanidade está distante da mente de Deus. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

Quais as recompensas da elite?
Existe um grau de recompensa e Deus também fará distinção no Céu, veja o exemplo que citamos no início em Apocalipse 14:4, eles são um grupo especial que não se contaminou, por isso tinham o direito de ficarem ao lado de Cristo sempre. Existira até grau de castigos, afinal Deus é justo, e não punirá a todos indistintamente. O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá. Lucas 12:47-48.
Entende-se também que é possível até que alguns possam ser salvos, mas percam parte da graça de Deus. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem... Hebreus 12: 14-15.
Não entraremos neste mérito, mas também podemos entender que existem graus de salvos nas bodas do Cordeiro: existe o Noivo – Cristo, a Noiva – a igreja de Cristo, e os convidados. Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. Mateus 9:15. e até o amigo do noivo, Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. João 3:19.

Concluindo

Não vamos aqui ficar falando de recompensa dada a elite de Deus, pois uma das características dela também é não querer nada em troca, ser altruísta, trabalhar para Deus por amor. Mas queira participar da elite, seja um escolhido dentro dos escolhidos. Ou seja, mais que vencedor.
Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente este estudo

Leia mais materias sobre fé

Voltar a página inicial