Religião
O que é uma religião?

Religião é sistema de crenças que estabelece e regula as relações entre os seres humanos e as divindades. A palavra aplica-se aos sistemas que comportam fé numa crença, obediência a um determinado código moral e participação em cultos.
O significado literal da palavra é religar, sua função é religar o homem a Deus, haja visto que o conceito básico da maioria das religiões é que o homem está separado de Deus.
A religião é, verdadeiramente, fé comunitária e consiste em três elementos: a crença, o código e o culto ou liturgia.

• Crença é a fé na revelação de Deus. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
• Código é o sistema de leis morais, colhidas pelos homens, que comportam mandamentos, leis e autorizações divinas. E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade... I João 2:3-4
• Culto é o ritual onde a comunidade coloca sua consciência em harmonia com a mente de Deus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

Quem criou a religião?

A resposta é o próprio Deus. Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé... Hebreus 12:2. Afinal Cristo é o autor da fé, e não poderíamos saber nada sobre Deus se Ele não se revelasse, através da sua Palavra e manifestações.
A religião é coisa natural no ser humano, prova disso é que em toda a historia da humanidade, não há registro algum sobre qualquer comunidade que se dizia sem fé no sobrenatural, muito pelo contrario, todas manifestaram algum culto religioso. Mesmo as sociedades comunistas, que tentaram extingui a religião não conseguiram, prova disso é a China atual, que por não conseguir reter os avanços religiosos, agora incentiva o Confucionismo, que é uma religião mais adaptável aos interesses do governo chinês.

Quem é religioso?

Segundo os conceitos de religião, são todos aqueles que freqüentam ou assumem uma determinada doutrina ou comunidade religiosa: católico, evangélico, budista, espírita, etc.
Porém por terem surgidos alguns movimentos que pregavam a “liberdade”, o “É proibido proibir”, movimentos Hippie e Anarquistas, ante ditaduras e socialista (Marx disse que a religião era o ópio do povo) e etc. A religião passou a ser combatida como sendo, devido as suas regras de conduta e moral, como repressiva, regressiva e “castradora” (em termos psicológicos de Freud). Além do próprio Cristo ter sido contra alguns religiosos que resistiram a Ele. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Mateus 23:23. Perceba que Jesus se ressentiu de alguns religiosos, mas Ele não foi contra a religião, e sim contra o não cumprir parte dela, em só se valer das coisas chamativas: orações em publico, jejuns, dar esmolas, ou seja, o gostar de aparecer. Afinal existiam até bons fariseus veja o caso de Natanel, que Jesus elogiou. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! João 1:47. Temos também o caso dos fariseus Paulo e Nicodemos.
Por causa dessas coisas existem certas religiões que não gostam desse rotulo, como é o caso de algumas vertentes do espiritismo que dizem ser uma ciência e não uma religião, mas no próprio conceito de ciência é excluído o estudo de Deus e do sobrenatural, pois a ciência é empírica, só estuda o que se pode experimentar e tocar, e Deus até hoje não deu aos cientista esse desfrute de se por em um laboratório para estudo.
No entanto no caso evangélico é pior, pois é repreendido um “espírito de religiosidade” que na verdade só repreende, mas não coloca nenhuma base para o foi tirado. Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. I Corintios 14:37. Infelizmente isto só é uma prova da falta de obediência aos princípios bíblicos, pois se tal coisa não lhe agrada em uma religião, vão para outra que lhe agrade, esquecendo da base da religião é justamente agradar a Deus e não a si próprio. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos... II Timóteo 4:3

Quem não gosta da religião?

O espírito religioso é coisa intrínseca no ser humano e quando você leu a pergunta acima, deve ter pensado logo no diabo, se foi esse o seu caso, perdoe-me lhe desapontar, mas o diabo não quer destruir a religião, afinal ele também é um ser espiritual, e se ninguém praticar a fé ele não poderá ser adorado, objetivo principal dele. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8. O diabo é mentiroso e invejoso de Deus, pois a adoração só deve ser dada a Deus.
Então quem não quer a religião verdadeira é realmente o ser humano, já que a religião é também um conjunto de normas de fé e pratica, é mais conveniente ao homem criar as suas próprias regras, segundo a sua vontade: E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19. O ser humano, alguns, amam mais o erro do que a ordem e organização de Deus. Preferem ouvir mais aos falsos profetas e apóstolos. Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.II Corintios 11:13. Pessoas que espalham falsas doutrinas como sempre fizeram: As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. Colossenses 2:23.
Cuidado com as novidades, diz um certo provérbio popular “Não há nada mais antigo do que querer novidade”, ou seja cuidado, uma coisa não é melhor por ser nova ou mais moderna, a roda é antiga mas até hoje não inventaram nada melhor. Então mais uma vez cuidado.

A verdadeira religião.

Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.
A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. Tiago 1:26-27.

A religião verdadeira é uma religião de atitude, de mudança da própria vida, da sociedade ao seu redor. A religião verdadeira busca o bem do próximo, busca a Deus em primeiro lugar.
No mundo de hoje temos visto surgir em cada esquina das cidades uma nova “igrejinha”, e cada vez mais se prega contra a religiosidade “farizaica” mas veja o exemplo dos farizeus. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Mateus 23:15. Eles, apressar de Jesus repreende-los, passavam até o mar para fazer um discípulo, se esforçavam. E nós? Percebam que exceto as igrejas que muitas vezes são chamadas de “religiosas” como é o caso de algumas Assembléia de Deus e Batistas, só elas possuem congregações em lugares ermos, nas brenhas, no meio do mato. Onde estão as igrejas que não são “religiosas” que são só “espirituais” ou será que os confins da terra não se aplica a elas. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8.

Concluindo

Religião não é coisa ruim, pelo contrario, foi criada por Deus devendo ser alimentada com doutrina e conhecimento da Palavra de Deus. Não com “achismos” de pregadores que muitas vezes se desgarraram de outras igrejas e por não terem a sã doutrina, acham tudo certo e normal, atribuindo tudo ao Espírito Santo como se fosse tudo “fabula” como se o Espírito fosse um “fantasma” que lhes sopra sempre aos ouvidos.
Mas uma vez cuidado com isso. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente este estudo

Leia mais materias sobre fé

Voltar a página inicial