Relacionamentos mistos

Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. Provérbios 18:22

Há algum tempo atrás era muito condenado em nossas igrejas evangélicas o casamento e namoro misto, porém hoje em dia isso não é muito falado, existindo assim uma mistura tremenda de casais e uma formação cada vez maior de casais mistos; não só de crente e descrente, mas também de crentes operantes com crentes nominais, freqüentadores de igreja. Esses fatos colocam em nossa mente a questão sobre qual é o papel da igreja e da fé nos assuntos amorosos.

De que se trata o assunto.

A principio a Bíblia desaconselha a união de crente com descrente.
Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? II Corintios 6:14
Porém cada caso é um caso, veja o exemplo de Ester e Assuero. Sendo assim procuramos de forma genérica, traçar um retrato da condição amorosa e romântica da igreja.

Questões amorosas para Deus

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9
Perceba que na Bíblia não se fala sobre namoro, o motivo disso é claro, pois naquele tempo as esposas eram escolhidas pelos pais, isso acontece até hoje no Oriente Médio e em algumas culturas, como a cigana, por exemplo. Contudo entendemos que a prioridade para Deus é a santidade em tudo o que fazemos, inclusive no namoro, sendo assim devemos ter como prioridade agradar a Deus em primeiro lugar, até na hora de escolhermos a nossa cara metade.

Questões amorosas para a humanidade

Ora, Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã formosa, cujo nome era Tamar; e sucedeu depois de algum tempo que Amnom, filho de Davi enamorou-se dela.
E angustiou-se Amnom, até adoecer, por amar, sua irmã; pois era virgem, e parecia impossível a Amnom fazer coisa alguma com ela. II Samuel 13:1-2

Para o ser humano as questões amorosas estão entre as prioridades: ser feliz, ter dinheiro, sucesso, posses, prazer; tudo isso não tem sentindo se não for compartilhado. Somos “seres sociais”, vivemos em sociedade, precisamos dos outros, nisso existe uma busca pela cara metade, alma gêmea, par perfeito ou qualquer outro nome dado para demonstrar esta busca pela outra pessoa que a completará.

Onde não buscar o amor!

Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor. Provérbios 19:14
Segundo estudiosos da área de relacionamento, as baladas, festas, “agitos” e shows não são os lugares ideais para se achar o seu par, porém esses são os lugares onde há mais envolvimento emocional; “ficar”, “pagar”, “azarar” são coisas comuns hoje em dia, contudo esses relacionamentos carecem de profundidades, as pessoas envolvidas nesses relacionamentos estão sob a proposta de se divertir sem se apegar emocionalmente, isso é brincar com as emoções, e o que acontece muitas vezes é frustração, pois invariavelmente um do par se envolve mais do que o outro, e o outro não esta “afim” era “só sexo”, “só curtição”. Então a pessoa frustrada e com as emoções ferida começam a procurar alguém para curar as suas feridas emocionais, ou até, quem sabe, alguém para ajudar a criar o filho gerado sem compromisso e sem comprometimento do par em um lugar mais sério.

Onde buscar o amor?

Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar... Salmo 68:6a
Segundo os especialistas, os locais ideais para se achar o par é junto a família, com os amigos verdadeiros e principalmente no convívio social da igreja, pois na igreja se prega os valores essenciais da família e não os prazeres momentâneos como as curtições dos shows. Na igreja estão realmente os homens e mulheres interessados verdadeiramente em relacionamentos sérios.

Quem caça na casa, casa!

O que acontece hoje em dia é que a igreja se tornou um grande atrativo para o mundo, na igreja é encontrada a resposta para os maiores anseios da humanidade: prosperidade, saúde, convívio sadio e amor. O problema disto tudo é que é a igreja que atrai através de uma pregação politicamente correta e não Deus exclusivamente. Então o que vemos é igreja cheia de pessoas em busca de muitas coisas e cristo sendo pregado pouco.
Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca. Salmo 50: 16
Então a igreja atrai, mas não converte, sendo assim temos muitas pessoas indo até a igreja procurando mulheres santas e virtuosas, pois as do mundo não são de confiança, ou já lhe colocaram muitos “chifres” usando a designação popular. Da mesma forma mulheres vão até a igreja procurando homens santos e responsáveis, pois também no mundo os homens só estão interessados em sexo sem comprometimento, e na igreja é mais fácil achar um marido.
Somando-se a tudo isso vem pregações cada vez mais de bênçãos puras, igreja de multidões inchadas, onde fica cada vez mais difícil identificar o joio do trigo. Então o que vemos é que a casa de Deus virou um lugar de caça amorosa, coisa essa que não agrada a Deus, pois a casa de Deus tem de ser casa de Oração.
dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. Lucas 19:46
Nada tinha irritado a Cristo a não ser no momento em que Ele vê a casa de Deus sendo usada para outros fins que não o louvor a Deus. Talvez muitos tem feito isso, não um covil de salteadores, ou quem sabe não seja para usar uma linguagem poética “ladrões de corações”. Mesmo assim o objetivo da igreja não é puramente amoroso, mas prioritariamente louvar a Deus.

Concluindo. O que fazer?

Mas rejeita as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; I Timóteo 5:11
Realmente, para pessoas adultas que já experimentaram o sexo, como é o caso citado acima das viúvas novas, é muito difícil resistir a tentação da carne pelo ato sexual, Paulo em Coríntios diz que abrasa, se torna um desejo ardente, que alguns, inclusive não conseguem conter.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. I Corintios 7:9
Porem este desejo ardente tem de ser posto a prova da fidelidade da pessoa a Cristo, e não procurar uma pessoa crente para suprir uma necessidade carnal de um descrente. Sendo assim nos crentes temos de avaliar verdadeiramente a conduta cristã do par que desejamos para ser nosso cônjuge, quais os frutos que demonstra, sua família, seu testemunho.
Infelizmente o que temos visto é que logo uma pessoa entra na igreja, digo entra na igreja, nem falo aqui de conversão, aparecem logo pessoas querendo arranjar imediatamente casamento para esse novo egresso na igreja. Nem procuram dar tempo para verificar o testemunho e a permanência, resultado é que vemos muitos casamentos feitos pela aparência, de forma urgente como se o casamento fosse manter a pessoa na igreja e não Cristo.
Enfim a questão crucial é que antes de buscarmos o par para nós ou nossos filhos temo de buscar a Deus antes. Pois nós vemos pelos olhos, mas Deus vê pelo coração.
... porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Samuel 16: 7

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé