Estudar a Bíblia faz bem e não mata!

Jesus é o médico dos médicosE é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. II Coríntios 3: 4 – 6

Já há muito tempo, em nosso meio evangélico, foram disseminadas as ideias de que “a letra mata” e os estudiosos, juntamente com os sábios da época de Jesus foram contra Ele, consoante a isso vêm as noções de que os estudiosos da Bíblia perdem a fé, se tornam fariseus, doutores da lei sem vida espiritual, seguindo só as frias regras e dogmas religiosos.
Porém isso nunca foi verdade, e é sim, uma estratégia do inimigo para deixar o crente fraco, bem como estratégia dos mercadores da fé, falsos profetas, que não querem que o crente estude, para assim escravizar, aproveitando-se de sua ignorância bíblica.
Então, aqui vamos entender melhor alguns conceitos para tirar as duvidas e valorizar o estudo da Palavra de Deus.

Quem eram os inimigos de Jesus?

Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Mateus 23: 2-3

Os fariseus, saduceus e herodianos era partidos religiosos cujas características básicas de cada um eram as seguintes:

Fariseus – Os zeladores da lei; eram uma policia religiosa e criam na ressurreição.
Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Mateus 3:7

Saduceus – Eram geralmente ricos, elite financeira do período e não criam na ressurreição dos mortos.
Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mateus 16:1

Herodianos – Eram os judeus partidários de Herodes (Roma).
Enviaram-lhe então alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Marcos 12:13

Notem que os fariseus eram um grupo contrario aos outros dois, pois criam na ressurreição é eram contrario a Roma. Mas os vemos se unindo aos demais para se contraporem a Jesus.

Escribas – Eram os responsáveis por transcreverem a Palavra de Deus, interpretá-la e ensiná-la. Lembre-se que naquela época não existia imprensa, assim todas as Escrituras eram transcritas a mão. Desta forma os escribas eram as maiores autoridades na interpretação e conhecimento das Sagradas Escrituras, os Doutores e Interpretes da Lei, por isso os fariseus sempre buscavam os escriba quando queriam questionar Jesus referente a conhecimentos bíblicos.
Os escribas sempre existiram em Israel. Destacamos aqui Esdras, que era um escriba e se notabilizou junto com Neemias no regresso dos hebreus do cativeiro babilônico.
Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Mateus 7: 28-29

Policia religiosa. Neemias o primeiro fariseu.

Protestei, pois, contra eles, dizendo-lhes: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão em vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado.
Contendi com eles, e os amaldiçoei; espanquei alguns deles e, arrancando-lhes os cabelos, os fiz jurar por Deus, e lhes disse: Não darei vossas filhas a seus filhos, e não tomareis suas filhas para vossos filhos, nem para vós mesmos. Neemias 13: 21 e 25

Nos tempos de Neemias o povo de Israel estava voltando da Babilônia e havia uma tentativa de mistura da fé com os pagãos na região, então surgiu a necessidade deste policiamento religioso, questão de por ordem na casa. Imagine se em nossas igrejas não houvesse critérios algum, acabaria aparecendo no culto pessoas até com trajes de banho, para assim que acabasse o culto irem para a praia.
Então aconteceu que Neemias com este zelo ardoroso e violento manteve as praticas religiosas em Israel, por questões de sobrevivência, porém esta pratica violenta continuou até nos tempos de Jesus.
Assim surgiu este partido religioso e político dos fariseus, cuja principal função era manter a pratica das ordenanças, leis e costumes do povo. Deve-se muito aos fariseus o mérito de manter uma nação monoteísta, em um mundo totalmente politeísta. São duas faces da mesma moeda. De um lado mantinha o povo unido em Deus, do outro lado intimidava, era violenta e temida.

Nota: Quanto ao fato de Neemias ser o primeiro fariseu ou ter dado inicio ao partido, isso é apenas suposição de nossa parte, sem fundamento algum histórico. Colocamos essa comparação para sermos mais didáticos.

Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Mateus 23: 2

Quando Jesus diz que os fariseus e escribas estão sentados na cadeira de Moises, Ele diz que esses escribas e fariseus eram os sacerdotes. Percebam que saduceus e herodianos não, pois logicamente esses outros grupos estavam mais interessados em dinheiro e prestigio com Roma, tendo assim muita inimizade com os fariseus.
O fato principal aqui é entendermos que os inimigos de Jesus eram os sacerdotes, comparando hoje, seriam os pastores, bispos, diáconos, etc. Sei que a comparação não é boa, mas é a verdade e ainda assim é melhor do que culpar os estudiosos da Bíblia, que é a Palavra de Deus.
Perceba também que esses sacerdotes eram simplesmente contra a verdade que Jesus pregava, ou seja, eles não queriam que o povo entendesse as Escrituras, para não serem libertos, assim perdendo suas fontes de exploração e lucro.

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. Mateus 21: 13

Mais uma vez notem no versículo acima, por que Jesus tachou a casa que deveria ser de Deus como casa de ladrões e não casa de comerciantes?
Simples, Por que os sacerdotes tinham feito um comercio de produtos religiosos, animais para holocaustos, incenso, etc. e segundo relatos históricos o dono desse comercio era Anás.

E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. João 18:13

Então da para perceber o conchavo entre Anás e Caifás. Imaginem um fiel vinha com sua oferta de longe, quando apresentava ao sacerdote (Caifás), ele recusava por algum defeito, só visto por ele. Como saída tinha o mercado de Anás. Comercio lucrativo e desonesto.
Jesus desta forma, pregando a verdade, passou a ser um risco muito grande para eles. Enfim simples interesse econ^pmico e político.
Contudo vejam que hoje existem “igrejas” que proíbem ou desmotivam seus membros a conhecerem outros ensinos, a estudarem, inclusive usam até um material a parte a Bíblia, pregam que a letra mata, que o estudo da Bíblia faz a pessoa se tornar um fariseu.
Mentiras para cegar espiritualmente e provocar escravidão.

Tempestade em uma sopa de letrinhas.

Porque a letra mata, mas o espírito vivifica. II Coríntios 3: 6c

Diz uma máxima: Tire um texto de seu contexto, que teremos um pretexto.
Esse texto bíblico se encaixa perfeitamente nesta ideia da máxima, pois o significado do versículo é para exclusivamente dizer que a lei (letra) mata, e o Espírito vivifica, contudo ele tem sido tirado de seu contexto para se incutir a ideia de que o estuda da palavra de Deus pode matar espiritualmente. Nunca um texto foi tão mau interpretado e mau usado na Bíblia.
O resultado disso é que cada vez mais as escolas bíblicas pedem o crédito, para darem lugar a cultos onde “revelações e mistérios” tem prioridade e a Palavra fica em segundo plano. Para conferir isto, vá a uma igreja que tenha em um dia culto de doutrina, e em outro dia culto de “milagres”, então note qual desses cultos estará mais cheio.

A palavra de Deus é fonte de vida e é Espírito.

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. João 6:63

Ao contrário do que dizem alguns. O estudo da Bíblia só trás benefícios e a falta de estudo trás destruição.
Não existe na Bíblia nenhum texto falando que as Sagradas Escrituras matam ou prejudicam alguém. Claro que existem pessoas que distorcem as Escrituras, exemplo disso foi a tentação de Jesus pelo diabo, na qual ele usou textos bíblicos para tentar, mas esse fato só ressalta o valor do conhecimento da Palavra de Deus, pois Cristo venceu o diabo com o uso das Escrituras.

Conclusão

É necessário urgentemente valorizarmos o estudo da Palavra de Deus, pois estamos nos últimos dias, e o que temos visto são pessoas com comichão nos ouvidos, criando doutrinas que não existem e atribuindo a Bíblia.
Temos de saber fugir dos falsos mestres e só conseguimos isso conhecendo a Bíblia.

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé