Quando Deus ordena a morte?!

Esse é um tema bastante controverso, e perigoso, pois todas as religiões pregam a união com Deus, a paz e o amor, porém todas as grandes religiões também possuem partes agressivas, e marcas de ira. O cristianismo não é exceção.

Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Mateus 10: 34 – 36

São nestes pontos que pessoas se utilizam para fomentar o ódio e a guerra.
Então para intercedermos um pouco deste tema, temos de conhecer alguns tópicos:

- O pecado gerando morte
- A morte pondo fim ao pecado
- O limite da paciência de Deus
- O juízo final, morte e a segunda morte

O pecado gerando morte

Estamos acostumados, as vezes, de relacionar a morte como um castigo, porém aqui tomaremos o principio que a morte é conseqüência, e algo inevitável após o pecado.
Para caracterizar a morte como conseqüência inevitável do pecado, pegaremos o exemplo da primeira morte depois do pecado.

E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu. Genesis 3:21

Certamente os animais de quem Deus tirou as peles para fazer as roupas de Adão e Eva foram as primeiras vitimas do pecado, supostamente, talvez o primeiro holocausto pelo pecado, pois sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hebreus 9:22).
Assim como já sabemos, pelo pecado entrou a morte no mundo, e pelo pecado original, vemos que foi necessário um derramamento de sangue, para cobrir Adão e Eva, ou até figuradamente o pecado.

A morte pondo fim ao pecado

Vimos que a morte foi gerada pelo pecado, porém entendemos também que a morte coloca um fim na capacidade de pecar. Por este motivo Deus expulsou o homem do paraíso, para não comer da árvore da vida e ser um pecador eterno.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. Genesis 3: 22-23

Este é o ponto crucial para entender o motivo para Deus deixar o homem, literalmente, morrer. Pois o pecador não deve existir eternamente, sendo assim, Deus como Juiz justo não poder deixar que a ordem da eternidade seja manchada por pecadores contínuos e sem remissão. Resumindo o pecador deve morrer.
Baseado neste principio, todos nós estamos condenados à morte. Então ai entra os conceitos da Lei, as questões da gravidade dos pecados, isso já em um patamar horizontal, de homem para homem, não mais de homem para Deus. Seria a Lei do olho por olho, dente por dente. (Êxodo 21:24).

Explicando melhor A lei diz: Não matarás. Êxodo 20: 13
Mas se ele matar, se for um criminoso contumaz: Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem. Genesis 9: 6

Isso seria o mesmo questionamento de Deus com os pecadores Adão e Eva, pecadores contumazes, dentro do paraíso. Então dessa forma se explica a Lei, matou, tem que morrer, mas isso é claro segundo certas, e varias circunstâncias, que a própria Lei, explica, com cidades de refúgios, vingador de sangue, julgamentos, etc. Coisas bastante complexas, por isso resumimos para entendermos só os princípios e não o todo.

O limite da paciência de Deus

Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23: 32 – 33

As misericórdias de Deus não têm fim, contudo a paciência tem. O fato é que Deus da um limite a cada ser humano, uma tolerância, não sabemos até onde ela vai, vemos exemplos de povos que Deus dá tempo para arrependimento, e até o caso de um rei que sua vida foi prolongada por 15 anos, da cidade Nínive, mas o exemplo maior é do povo de Israel em que Deus sempre estendia a mão até uma dia que a repreensão foi inevitável.

Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. Romanos 10: 21
Então após se esgotarem todos os recursos, seguindo-se a bondade e amor de Deus, chega a hora da justiça.

Disse-me, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não poderia estar a minha alma com este povo. Lança-os de diante da minha face, e saiam eles.
E quando te perguntarem: Para onde iremos? Dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor: Os que para a morte, para a morte; e os que para a espada, para a espada; e os que para a fome, para a fome; e os que para o cativeiro, para o cativeiro. Jeremias 15: 1-2

Perceba que em todo Deus tem dado oportunidade, e analisando a Lei Sagrada, ela é bem misericordiosa, e condenações deveriam ser raras, exemplo claro disso é o do profeta Jonas, que não queria ir a Nínive, justamente por saber que Deus era perdoador. Sendo assim o principio de Deus é sempre dar outra chance, talvez por isso exista o provérbio popular: “Vaso ruim não quebra”. Seria a misericórdia de Deus?!

O juízo final, morte e a segunda morte.

E dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Apocalipse 2:21

Explicar e justificar as intenções de Deus é pretensão demais, e não pretendemos de forma alguma entrar neste mérito. Por isso questões dificílimas estamos reduzindo ao máximo seus conceitos, para chegarmos ao um denominador comum, neste caso estamos conceituando a morte como o ponto final para dar inicio ao julgamento. Após a morte segue-se o juízo.
Neste ponto todos se igualam; o santo e o pecador morrem igualmente. Contudo, a partir deste momento vem a vida eterna ou a segunda morte.
Assim neste momento da morte, o tempo do homem na terra se esgotou. Esse tempo pode ser prorrogado ou encurtado, porém nunca recuperado.

Concluindo

A condenação da morte, dada por Deus, é uma ação para erradicar o pecado e mal, pois o desejo de Deus é a vida, e vida em abundancia.
Todas as violências que vemos no mundo, guerras santas e em nome de religiões, na verdade são motivadas pela ira, pecado e desamor humanos.
As ações de Deus estão todas baseadas no amor até a morte.

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial