O que é Oração?!
A resposta a essa pergunta é simples, consta até em certos dicionários: Oração é elevar a alma a Deus, suplicar a Ele, é uma conversa com Deus.
Deus é espírito e nós somos carne, sendo assim estamos em níveis diferentes, daí a necessidade de através da oração entrar em comunhão com Deus, pois não estamos com acesso físico direto a Deus como no caso de Adão e Eva, que Deus os visitava toda dia, e conversava com o casal diretamente.
A primeira vez que o homem começou a invocar a Deus foi nos tempos de Sete. A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Genesis 4:26.
Através da oração você invoca a Deus, conversa com Ele, e Ele te responde de várias maneiras, mas principalmente pela sua Palavra, a Bíblia. A forma de se ouvir a Deus, depende do jeito que Ele resolveu falar com você, através de sonhos, visões, profetas, circunstâncias, etc. Porém você não entenderá a resposta dele se não estiver em comunhão com Ele. E essa comunhão é feita pela oração e pela Palavra. Ou seja, é tudo um círculo sem fim. Deus – oração – comunhão – Palavra de Deus.

Como devo orar

Os discípulos pediram a Jesus que os ensinassem a orar. Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. Lucas 11:1. Ao que Jesus ensina a Oração que chamamos “Dominical” ou “do Pai Nosso”. Essa oração é bem conhecida de todos nós, e explicá-la com certeza é tema para outro estudo, devido a riqueza desta oração. Porém aqui escreveremos simplesmente os princípios passados por Jesus, afinal esta oração não é simplesmente para ser repetida inconscientemente, como uma ladainha, pois esta oração apresentada por Jesus é um ensino.
Assim a “Oração do Pai Nosso” constam alguns princípios:
1º - A oração é dirigida a Deus, e Deus deve estar em primeiro lugar, pois se Ele não for o primeiro, então não estará em lugar nenhum em sua vida. Sendo assim as expressões “Pai nosso que estais no Céu”
2º - Devemos primeiramente buscar o reino de Deus e a Sua vontade. “Santificado seja o Teu nome”
3º - Depois vem as questões humanas, as nossas necessidades – perdão pelos pecados e o pão cotidiano.
4º - A oração exige ação, ou seja, perdoa-nos assim como perdoamos, oração sem ação é ostentação.
5º - A oração deve ser finalizada dando glórias a Deus, independente de tudo, pois Deus é soberano.
Então como vemos, resumidamente acima, Jesus ensinou os princípios da oração e da comunhão com Deus.

A oração move ou não move o coração de Deus?

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mateus 6: 7-8

Segundo a soberania e presciência de Deus, Ele já sabe o que você vai pedir antes mesmo de você desejar, porém Ele quer que você ore, pra entrar em comunhão com Ele, o que move o coração de Deus, não são repetições, ou pedidos insistentes, mas sim um coração quebrantado. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmo 51:17. Temos alguns exemplos de orações cujos pedidos foram negado por Deus: Paulo e seu espinho na carne, II Coríntios 12:3-4; Jeremias com relação ao povo, Jeremias 15:1. Até o próprio Cristo pediu a Deus no Getsêmani e conclui a oração dizendo que faça-se a vontade de Deus e não a dele. Mateus 26:42. Claro que o maior número é de pedidos de oração que foram aceitos por Deus, aí os exemplos são vários e muito extenso, incluído nesses pedidos constam os seus, com certeza.
Enfim a resposta de Deus vai ser segundo a sabedoria e misericórdia dEle, e não segundo a nossa vontade. Contasse uma historia/estória que um profeta estava em um discurso falando sobre os poderes da fé, e que ele tinha fé grandiosa, a exemplo ele oraria pedindo que Deus transportasse uma montanha distante para aquele lugar, imediatamente. Então o profeta começa a orar fervorosamente, pedindo pra a montanha vim, porém a montanha não veio, mesmo com a insistência do profeta em oração fervorosa. Então o profeta exclama com todo fervor. Deus é mesmo misericordioso! Pois se Ele trouxesse a montanha estaríamos todos mortos, soterrados agora.
Moral da historia: Deus é maior do que a nossa fé.

Tipos de oração

Existi segundo a Bíblia três tipos de oração:
- Oração intercessória – é a oração pela qual você ora pedindo por outra pessoa. Veja os exemplos de Jó que orou pelos seus amigos, Abraão pelos habitantes de Sodoma e Gomorra, orações pela cidade e pelos povos como os exemplos de Jeremias, Samuel, Moisés, Ezequiel, etc.
- Oração de petição – esta oração é a que você pede por si mesmo - O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração. Salmo 6:9
- Oração de agradecimento – esta é a oração pela qual prestamos ações de graças por bênçãos alcançadas ou pela grandiosidade de Deus.
É bom conhecermos os tipos de oração e um pouco de metodologia, contudo a base da oração é a comunhão com Deus, você tem de ter amor, respeito e intimidade com Deus, por isso Jesus quando orava chamava de Aba, pai. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6. Essa oração é uma oração de intimidade em que Aba é um conceito que para o nosso entendimento seria como chamar Deus de “paizinho”. Notamos também as oraçãoes de confição, de suplica pelo perdão de pecados, contudo esses pedidos devem estar inclusos em qualquer oração já que somos pecadores por natureza.

Orar e vigiar

Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.
Salmos 5:3

A oração deve estar sempre unida a vigilância, caso contrário será apenas um conversar consigo mesmo, seria o mesmo que falar com alguém e logo depois virar as costas, não esperando a resposta. Nesse ponto de vista é desaconselhável orar em “línguas estranhas”.
Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.
Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. I Coríntios 14:13-15
Paulo acima faz uma relação de “línguas estranhas” com oração. Veja se eu falo em “línguas estranhas” devo orar para saber o que falei, então se eu orar em “línguas estranhas” já não vou poder fazer mais nada, nem orar para entender pelo que orei, sendo assim a oração ficou infrutífera, não supriu a sua função de comunhão entre Deus e o homem. Por isso este tipo de oração não é recomendado, pois você tem de entender o que está falando, isso é um problema para alguns que ficam tão presos a este tipo de oração que não conseguem sequer se concentrarem para pedir, isto é um contracenso pois o “dom” esta sujeito a seu possuidor, assim você pode controlar o “falar em línguas” e se concentrar em Deus.

Orai sem cessar - I Tessalonicenses 5:17

O centro da oração é comunhão com Deus, por isso a oração não deve ser usada para outro fim, que não a conversa com Deus, desta forma a oração não deve ser usada como “chantagem emocional”, exibicionismo e segundas intenções como dos fariseus. (Marcos 12:40; Lucas 18:11). A oração deve ser constante e diária, a todo o tempo podemos estar com a mente em Deus, vigiando por nós e pelos outros. Veja o exemplo de Cristo que estava em constante oração. Até na cruz Ele ora a Deus, até o seu último falar é uma oração a Deus.
E por ser um ato de comunhão devemos evitar qualquer tipo de coisa que tire a nossa atenção quando oramos. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:6. O lugar secreto, íntimo e guardado é o melhor lugar para você orar, onde nada vai te incomodar, assim Deus fala melhor com você.

Conclusão

A oração é um meio de comunhão, porém alguns usam para vários fins tirando do seu objetivo central, oração não deve ser usada nem para expulsar demônio, pois quando Jesus falou uma casta de demônio não se expulsa, só a força de Jejum e oração (Marcos 9:29). Ele quis dizer que os discípulos não conseguiram expulsar aqueles demônios, pois não estavam com uma vida de oração e jejum, não estavam em comunhão com Deus, confira o texto todo de Marcos 9 e Mateus 17 e confira, não expulsaram pela pouca fé, ou seja, Jesus disse ao discípulos vão orar, vão jejuar, aí sim vocês terão capacidade de expulsar esses demônios.
E é esse o conselho e ordem de Jesus: orem, busquem mais a Deus. Vigiai e orai. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial