A responsabilidade pessoal pelos atos humanos e o destino

O ser humano sempre procurou atribuir a responsabilidade pelos acontecimentos a outros fatores, independentes a ele próprio, exemplo disso é o pecado original, onde Adão atribuiu a culpa a Eva e a deus pelo seu erro, pois segundo Adão ele foi levado ao engano, pela mulher que Deus deu a ele, sendo assim se Deus não tivesse colocado a mulher com ele, o erro não teria acontecido. Também de forma semelhante Eva culpou a serpente.

Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.
Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Genesis 3: 12 – 13


Desta forma o ser humano sempre atribui a outras pessoas, ou fatores externos, sua responsabilidade. Assim imaginam vários conceitos para justificar, orientar e explicar os fatos de nossas vidas: É o destino, sina, os astros orientando a vida, horóscopo, predestinação, carma, o meio, etc.
Todas estas ideias, citadas acima, são no fundo desculpas humanas para a sua responsabilidade. Resumidamente, seria como se alguém bebesse e dirigisse em alta velocidade, atropelando, ou gerando um acidente, depois argumentasse que aconteceu por que tinha de acontecer, foi o destino, estava escrito.

Essas ideias não estão só no campo esotérico/espiritual, também a ciência tem dado contribuições para essas ideias, existem correntes psicológicas, que a grosso modo, culpam o ambiente, pais e sociedade, pelas ações humanas, consideram o homem como fruto do meio. Esta ideia está meio defasada, aparentemente, porém o chamado Complexos de Édipo ou de Elektra, tendem um pouco para isso, já que a imagem materna e paterna influenciam decisivamente o ser humano, quase que ignorando a vontade própria.

O homem como fruto do meio, é ideia antiga, seria a mecanificação do homem, modernamente, com os estudos da genética, essas ideias firam quase que ressuscitadas, pois varias características do homem, até desejos e inclinações, já estariam no seu DNA. É a antiga mecanização “Eu fiz isso por causa de tal coisa”, ou melhor: “Eu não fiz por querer, mas pelas circunstâncias”.

Com base nessas ideias vamos analisar o ponto de vista bíblico, que considera o homem como responsável, livre e senhor do seu futuro. Enfatizamos também que só estamos comentando ações temporais, e não a predestinação e salvação eterna.

Cabe a você dominar

Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Genesis 4:7

O homem tem o livre arbítrio, mas isso não só é um direito, como traz, também, uma responsabilidade pelos atos feitos.
É comum ouvir homens dizerem que traem pela natureza, mulheres quando traem, também atribuem a outros fatores como falta de atenção, carência etc. mas o caso masculino é mais patente: “tenho varias mulheres, por que homem é assim mesmo”. Em ambos os casos, tanto homens como mulheres, querem fugir da racionalidade, querem ignorar que são seres racionais, com livre arbítrio. Racionalidade e livre escolhe é ter controle sobre os instintos e desejos carnais. A exemplo disso vemos a fala de Deus com Caim. Inclusive a Bíblia compara estes homens levados pelo adultério a bois levados para o matadouro. Animais sem mente própria. A mulher também se enquadra neste contexto.

Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões; até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida. Provérbios 7: 22 – 23.

Animais sim, mas racionais

Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão. Salmo 32:9

Deus diferenciou o homem dos outros animais, essa diferença é o livre arbítrio. O homem tem os instintos naturais, afinal somos animais também, mas racionais. Sendo assim Deus cobra de cada um a responsabilidade pelo que fez.
Voltando ao caso de Caim. Se um animal matasse Abel, o animal não teria culpa, agiu por instinto, porém o homem pode pensar, medir as consequências dos seus atos e deve domina seus desejos.

Meu destino não é meu?

As questões destino, coincidências, predestinações, carma, são pontos muito discutidos, parece comum dentre a maioria acreditar que a vida na terra se resolve nas alturas.
Será que a vida já tem um roteiro traçado como um script de filme?
A Bíblia não diz isso, pelo contrario. Deus sempre demonstra que a vida do homem pode ser mudada, isso em vários exemplos, como é o caso do dia da morte.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12


A promessa é ter seus dias prolongados. Entendemos que prolongar ou encurtar indica alteração do final, sendo assim, a ultima palavra não foi dada. O destino final ainda não esta traçado, até o dia do Juízo Final, pode ser alterado.

Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? II Pedro 3:12
A volta de Cristo esta condicionada a pregação do evangelho no mundo todo (Mateus 24:14), então quanto mais pregamos, mais próxima esta a volta de Cristo. Com base nessas coisas e outras mais, acreditamos que ninguém esta destinado na vida humana, ao fracasso ou vitória certa. Bem como as escolhas erradas, cabem a nós, se não, não seriam escolhas, seriam determinações.

Fugindo das escolhas

Procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 5:8

Tomar decisões é coisa difícil, é mais fácil ser mandado, sendo assim a humanidade sempre buscou adivinhar o futuro, saber se algo vai dar certo ou errado por antecedência. Temos vários exemplos disso na astrologia, com o horóscopo, uma pseudociência surgida na Babilônia, que tem adeptos até hoje, em resumo, seria como se o destino de cada um estaria escrito nos astros, podendo consultar a cada dia o seu roteiro diário, seu script do filme, existem varias outras formas de consulta: cartas, búzios, adivinhações etc. O ponto é que Deus condena todos esses tipos de adivinhações, é como se o ser humano estivesse recusando a dádiva do livre arbítrio, por coisas sem valor. A verdade pela mentira.

Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes... Josué 1:9a

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15

A Bíblia é clara, Deus é Senhor, nós servos. Então é nossa a responsabilidade pelas ações. Assim vemos personagens bíblicos pedindo auxilio a Deus, e em resposta Deus cobra atitudes, veja os exemplos acima de Josué e Moises, mas existem outros como Elias, Esdras, Neemias, etc. Isso acontece porque o homem tem de ser um individuo responsável e independente, não um teleguiado, por qualquer coisa, seja ela qual for, nem o próprio Deus quer isso do ser humano.

Conclusão

Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 13: 13-14


Essa conclusão do Pregador de Eclesiastes, por si só já resume tudo. Nós temos o direito e o dever de decidir, mas no final a responsabilidade é sempre nossa.

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial