O Respeito: Devido e indevido.
Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem privar o justo do seu direito. Provérbios 18:5

Em nossa sociedade, também em nossas igrejas somos orientados a respeitar as autoridades civil, militar e eclesiásticas. Porém O que é respeito? Em que consiste esse respeito? Quem deve ser respeitado? São esses pontos que entenderemos melhor.

 

O que é respeito?

Respeito não é medo, temor ou imposição; ele denota, de acordo com a raiz da palavra (respicere = olhar para), a capacidade de ver uma pessoa tal como é, ter conhecimento da pessoa.
Desta forma quando alguém exige respeito, na pratica esta pedindo para ser reconhecido, ser valorizado e posto em situação de destaque e importância, só que essas coisas não podem ser impostas, têm de ser conquistadas, como diz o ditado popular: Respeito não se impõe, se conquista.

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. II Reis 5:1

Assim a pessoa pode até ter um cargo elevado, porém o respeito vem pelo que a pessoa é e faz, é este o caso de Naamã, que adquiriu isso através de suas ações e caráter.

Em que consiste esse respeito?

Quando eu saía para a porta da cidade, e na praça preparava a minha cadeira, os moços me viam e se escondiam, e os idosos se levantavam e se punham em pé; os príncipes continham as suas palavras, e punham a mão sobre a sua boca; a voz dos nobres emudecia, e a língua se lhes pegava ao paladar.
Pois, ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem-aventurado; e vendo-me algum olho, dava testemunho de mim; porque eu livrava o miserável que clamava, e o órfão que não tinha quem o socorresse. Jó 29: 7 – 12

O respeito consiste em ser bom e não compactuar com o mal, veja no relato de Jó; todos reconheciam a sua idoneidade, sabendo que ele não se agradaria de qualquer ato ilícito, ou imoral, calando-se e tendo uma postura mais moral ante a sua pessoa. Hoje é raro alguém interromper uma conversa profana, só em respeito a presença de algum religioso, inclusive existem até proximidades de bares a igreja e até bordeis. Isto denota que o respeito a fé representada pela igreja não esta mais impondo tanto respeito.

Quem deve ser respeitado?

Até quando julgareis injustamente, e tereis respeito às pessoas dos ímpios? Salmo 82: 2

A pergunta do sub-titulo foi mal colocada, haja visto que respeito é uma conquista, automaticamente todos conheceram que é respeitável. Falando em linguagem atual: Se a pessoa é “O cara” todos saberão, não é preciso anunciar, e se for preciso anunciar é porque ele não é “O cara”.

O problema é que tem se confundido respeito com posição social, hierárquica e com um cerimonialismo de bajulação. Tem se dado valor demasiado ao status em detrimento a pessoa, vendo-se frequentemente lideres religiosos sendo bajulados constantemente só pelo cargo ocupado (Pastores, bispos, apóstolos, etc). diferentemente de Cristo que ensinou a humildade.

Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13: 13-15

O respeito segundo a Bíblia é conseguido pelo serviço e não por ser servido ou posição de destaque.

O exemplo de Jesus.

No período que Jesus estava na Terra, não era diferente de hoje a natureza humana, muitos buscavam prestígio e status social, através de bens e posições de autoridade, mudamos só para a modernidade pois a busca desenfreada por bens de consumo, riquezas e prosperidade econômica é a mesma.
A forma mais rápida de se ter estes benefícios sociais e políticos, é estar justo com pessoas de poder, sendo a maneira mais fácil, a bajulação às autoridade. Sendo assim é criado um circulo vicioso, quem é importante é bajulado. Se a pessoa é bajulada é importante.
Jesus não seguiu este padrão, Ele contrariou as autoridades da época, tanto políticas, como religiosas e até mesmo o popularismo que Ele desfrutou no inicio de seu ministério. Veja:

Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.
Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado. Lucas 13: 31-32

Jesus não considerou a autoridade mundana de Herodes, equivalendo-se hoje a políticos e autoridades corruptas que se usam de sua posição para cometer o ilícito, tendo o poder como cobertura para não serem recriminados. Jesus igualmente a João Batista denuncia os erros dos poderosos.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Mateus 23:15

Os religiosos da época tem a mesma postura dos de hoje, claro que não são todos, mas não se engane, muda-se o tempo, mas a natureza das coisas permanece a mesma. O questionamento da época era o mesmo, não se deve falar mal das autoridades religiosas, “respeitar o ungido”, obedecer cegamente. Porém não é o que Jesus demonstra, Ele é duro, e até mais duro com os religiosos, pois eles estão usando o nome de Deus em vão. Não foi a toa que Jesus se encoleriza ao ver vendedores no templo.

Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.
Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? João 6: 66-67

A necessidade de alguns em serem populares, lotarem igrejas, etc, faz com que o caráter e a moral pessoal se afrouxe, essas pessoas se tornam como artistas, demonstrando e falando o que as pessoas querem ouvir. Mas vemos que Jesus em nome da Verdade recusa esse popularismo. A verdade é inegociável. Mesmos em um período onde uma multidão O seguindo seria uma boa segurança e prestigio.

Conclusão

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte?
aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda. Salmo 15: 1, 4

Com as pregações de submissão e obediência total as autoridades, principalmente as eclesiásticas, temos perdido muito o nosso senso de distinção entre o certo e errado, apoiamos tal líder, simplesmente por que ele é líder, e não pelas ações dele. Agimos partidariamente como torcedores de time de futebol, que não importa o quanto o time esteja mau ou bom, nosso time é sempre o melhor. Mas na vida não é assim, Deus é justo e não considera a aparência, Ele julga pela verdade.
Assim precisamos diferenciar entre honrar uma pessoa, e respeitá-la. Pois honra é obrigação, mas respeito é conquista.

Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7

Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. I Pedro 2: 17

Voltar a página inicial
Comentários:

Muito bom este artigo.Seria melhor ainda se as pessoas analisassem e conseguissem ver que nenhuma autoridade, seja ela de que ordem for, está acima da autoridade do Eterno Deus.
"Amai a Deus sobre todas as coisas."
Nada nem ninguém pode ou deve nos impedir de proclamar as verdades da Palavra de Deus, muito menos os nossos próprios interesses.

Soraia Cerqueira