Louco hoje te pedirão a tua alma
Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12: 16-21

Com base nesta parábola que Jesus relatou, vem a pergunta. Porque Jesus chamou este homem de louco? Afinal ele tem características muito boas veja.:

Ele era um homem abençoado
O campo de um homem rico produzira com abundância; Lucas 12:16b
Este homem era rico e além de ser rico o campo dele produziu com fartura, tudo isso não é pecado, pelo contrário é uma benção de Deus. Então ele não era louco por causa da riqueza, nem por causa da abundancia.

Ele era inteligente.
...e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Lucas 12:17
Ele tinha um problema por causa da abundancia, ele iria perder parte da sua benção por falta de onde guardar, então ele pensava o que iria fazer para não perder. Coisa de gente inteligente, como alias todos somos nós, com certeza faríamos a mesma coisa, pensaríamos como não ter prejuízo. Isso também não é pecado, nem loucura.

Ele era precavido
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos... Lucas 12: 18-19
A abundancia não dura para sempre, então ele, precavidamente, resolver guardar parte de seus bens para depois, quando as coisas podem não estar tão bem. Isto é precaução, coisa de gente inteligente, com certeza muitos de nós fazemos a mesma coisa, guardamos na poupança, deixamos reservas para um imprevisto, etc. Também esse não foi o motivo pelo qual Jesus chamou este homem de louco.

Então porque Jesus o chamou de louco?

Claro que ele não era louco por ser rico, inteligente e precavido, isso são características de pessoas abençoadas. Porém Jesus o chamou de louco por um único motivo.
...e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Lucas 12:19b
Ele era louco porque quis satisfazer a sua alma com os bens. Porém só Deus pode suprir as necessidades da alma.
Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmo 23:3
Na Bíblia a alma pode ser considerada como:
- A vida da pessoa ou dos animais (alma vivente) - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7
- Os sentimentos e emoções** - Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor. I Samuel 1:15
- O espírito do ser humano** - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Salmo 16:10
** Nota.: Existe uma teologia a respeito que crê que na Dicotomia, ou seja, o homem é corpo e alma. Assim, alma e espírito são a mesma coisa, sendo assim as palavras são sinônimos. Já outra teologia acredita na Tricotomia, ou seja, que o homem é corpo alma e espírito. Seja como for a sinonímia existe e o texto de Lucas 12 está usando o termo alma também com o sentido de espírito do homem e também como vida humana.

As necessidades da alma estão em Deus.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? Salmo 42:2 – Deus satisfaz as necessidades da alma.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador... Lucas 1:46-47 – Deus criou a alma para engrandecer a Ele mesmo.
Senhor, fizeste subir a minha alma do inferno, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova. Salmo 30:3 – Só Deus pode dar salvação à alma.

Conclusão

A loucura da qual Jesus está se referindo ao homem é justamente o esquecer de Deus e colocar a sua felicidade nas coisas materiais: dinheiro, bens, conforto, etc. Estas coisas todas são agradáveis ao ser humano, porém a nossa vida realmente está em Cristo e o que fazemos, se queremos que perdure, deve ser feita em Cristo, pois só Ele responde pela eternidade.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial
Comentários:

Parabéns, são muito bons, estes estudos. Continue aplicado em levar a palavra de Deus.

Cristo vem!!!
Só temos esta certeza, maravilhosa.

Janine de paula

Muito edificante este estudo. Que Deus continue te
Abençoando grandemente. Fica na paz meu irmão..

CLAUDIO

Muito bom o estudo, edificante, Deus continue te usando cada dia mais!

wilson

Muito bom, parabens irmão

Borges