Cuidado com os cães na igreja!

Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão. Filipenses 3:2

Na historia da humanidade nunca se ouviu falar de um Deus que trabalhe a favor do humilde, muito pelo contrário as supostas bênçãos recebidas eram fruto de permuta, promessas, sacrifícios e votos por parte do devoto. Seria um toma lá da cá.

Também na sociedade moderna e contemporânea nos acostumamos a burocracia governamental, onde para você conseguir um beneficio, seu de direito, é necessário uma imensa papelada, documentos, carimbos e assinaturas, isso tudo para receber um beneficio verdadeiramente seu.

Assim temos essa ideia corrente sobre Deus, pois como o benfeitor maximo da humanidade pensamos naturalmente que deve ser necessário sempre algo mais, sempre esta faltando um carimbo, uma assinatura, etc.
Porém Deus não é assim, não da a salvação burocraticamente e por incrível que possa parecer até trabalha pelo seu povo.

Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por Ele espera. Isaias 64:4

Os judaizantes

Com base neste pensamento, surgiram na igreja primitiva vários grupos cuja ideia básica era que o novo crente em Cristo, para ser salvo necessitaria também cumprir a lei mosaica, a circuncisão. Isso na pratica dizia ser a graça de Cristo não era suficiente para a salvação.

Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Gálatas 5: 1 – 4

Esses grupos provocaram grandes problemas na igreja, eram um grupo forte e intimidava muito aos convertidos da igreja recém nascida. Paulo foi um dos grandes combatentes com este tipo de doutrina, não podia ser diferente, Deus o chamou para ser o “Apostolo dos Gentios”, contudo esse movimento chegou até a intimidar o Apostolo Pedro.

Fingindo concordar.

E quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.
Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.
E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Gálatas 2: 9-13

Pedro também chamado Cefas, um dos apóstolos de Cristo, confiou a Paulo e Barnabé o levar da mensagem aos gentios, crentes não judeus, porém quando chegou alguns representantes judaizantes de Tiago, líder da igreja em Jerusalém, ele deu para traz e dissimulou concordar com os judaizantes.
A base doutrinaria tanto dos judaizantes antigos como os modernos é acrescentar coisas pesadas e difíceis de praticar, pondo isso como sendo coisas importantíssimas a vida cristã. Como saída, ou escape, devido a pressão muitos adotam a atitude condenável de Pedro, fingem, dissimulam. Quantas pessoas andam fingindo que gostam de vestir roupas calorentas no verão ensolarado? Quantas pessoas simulam ter certos dons? E Dizem estarem bem quando estão com a vida destruída? Quantos fingem santidade e humildade?

As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. Colossenses 2:23

Paulo chamava esses tipos de pessoas de cães, pois sempre iam atrás dos trabalhos missionários em outros campos e após terem recebido a graça libertadora de Cristo, chegavam eles por trás atribuindo o peso de doutrinas complicadas, tornando a graça de Cristo. Isso é percebido com mais força na carta aos Gálatas, porém afetou toda a igreja cristã mundial da época, sendo esse o principal motivo da realização do primeiro congresso cristão da historia. Realizado em Jerusalém.

Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.
Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão. Atos 15: 1-2

Após grandes discussões os cristãos e apóstolos concordaram que a lei era muito pesada, sendo que, nem eles conseguiam cumprir, assim não deveria ser acrescentado este peso aos gentios, devendo estes se absterem da prostituição, da idolatria, do que é sufocado e do sangue.
Apesar dessa questão ter sido resolvida no concilio de Jerusalém, os “Cães” continuaram agindo, não aceitando a salvação completa dada por Cristo. Sendo que eles agem até os dias de hoje atribuindo fatores como “segunda benção”, magoando e criando crentes que se acham fracassados por não terem tal dom, por não serem ricos, por não terem posição de destaque, etc.

Salvos como pelo fogo.

E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo. I Corintios 3: 12-15

Na verdade as obras não salvam, a Bíblia é clara a esse respeito, Pela Graça sois salvos Efésios 2:8. Contudo existe o GALARDÃO, por essa doutrina bíblica o crente receberá recompensas pelo que tem feito na terra. Desta forma todos serão salvos, tanto o criminoso morto na cruz ao lado de Cristo, tanto Paulo que tem uma extensa lista de serviços prestados ao evangelho, porém o galardão será diferente.

Conclusão

Deus é extremamente misericordioso e bondoso, não nos cobrando pelas nossas imperfeições, nos corrigindo sempre, nos vendo com seu olhar de amor e graça, porém os “cães” estão no nosso meio sempre achando que não somos dignos desse amor, tentando corrigir em tudo, contudo eles só querem ser achados melhores do que os outros, fingindo, mentido e ferindo os crente. Seu discurso e suas ideias são basicamente essas:

- “Você não deve usar roupa curta. Isso é espírito mundano”;
- “Você não deve usar roupas longa. Isso é espírito de religiosidade”.

Ou seja a pessoa nunca agrada, ou usando roupa cumprida ou curta, ele esta errado, comendo ou não comendo ele esta errado.

A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes?
São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes.
Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Lucas 7: 31 – 34

Esse é o grande contracenso dos “cães”, reclamam de tudo e colocam pesos a mais na vida dos crentes, crendo eles que são melhores, mais santos e salvos, mas fica a mensagem do provérbio popular muito conhecido. Cão que late não morde.

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22:15

Os cães ficarão de fora!

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé