O que Deus não pode fazer!?

Deus é o todo-poderoso, isso significa que Ele tem poder para fazer tudo, porém poder fazer e querer fazer é outra coisa, e no caso de Deus existem algumas condições da Sua personalidade que o impedem de fazer certas coisas. Vejamos o que Deus nunca fará.

Deus não pode negar a si mesmo.

Se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. II Timóteo 2:13
A questão de negar a si mesmo, é uma questão de personalidade, até nós humanos, também temos isso; imagine uma pessoa honesta tendo que enganar, isso é inadmissível para essa pessoa, a consciência lhe pesa nas ações erradas. Semelhantemente com Deus. Deus é bom, assim Ele nunca se portará com maldade, nem pode ser forçado a isso. Essas características regem a personalidade de Deus, amor, bondade, sabedoria, justiça, verdade, etc.

Deus não pode mentir.

Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade. Salmo 31:5

Deus é a própria verdade, desta forma não se acha a mentira com Deus, tudo que Ele fala se cumpre cabalmente.
Deus vela pela sua Palavra para a cumprir (Jeremias 1:12), desta forma tudo que Deus fala tem de vir a existência, tudo foi criado pela Palavra dEle; desta forma não tem a mínima condição de Deus mentir, mesmo que isso supostamente acontecesse, a mentida hipoteticamente dita por Deus passaria a ser verdade. Por esses motivos podemos crer que a Palavra de Deus se cumprirá integralmente, sempre.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:18

Deus não pode mudar

Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6
Deus é o mesmo sempre, Ele é perfeito, perfeição é algo completo, que não precisa de mais nada, nem sombra de variação. Sendo assim Deus é eternamente o mesmo.

Deus não pode ser tentado e não tenta a ninguém

Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Tiago 1:13
Essa é uma colocação lógica, Deus não incentiva ou tenta ninguém a fazer coisa errada, orem vemos no Velho Testamento algumas colocações como: Deus endureceu o coração de Faraó, Deus encheu o coração de Davi para numerar o povo, etc. Aceitar o fato de que Deus levou o homem a pecar, seria dizer que o homem não tem livre arbítrio, já que Deus a vontade de Deus é soberana em detrimento a vontade do homem, sendo assim até o pecado original (Adão no Éden), não seria culpa do homem, e sim um projeto de Deus cujos motivos não sabemos.
O que existe realmente é a permissão de Deus, liberação de Deus para o diabo agir ou ainda a não ação de deus com um propósito. Veja:
E o Senhor perguntou: Quem induzirá Acabe a subir, para que caia em Ramote-Gileade? E um respondia de um modo, e outro de outro.
Então saiu um espírito, apresentou-se diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe perguntou: De que modo?
Respondeu ele: Eu sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Ao que disse o Senhor: Tu o induzirás, e prevalecerás; sai, e faze assim.
Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca dentes da casa dele; sim, tornarei a tua casa como a casa de respeito de ti. I Reis 22: 20 -23

Perceba que Deus não mente, Deus é a verdade (João 14:6), sendo assim vemos neste trecho da Bíblia acima uma clara permissão de Deus para o diabo agir, o diabo é quem mente, o pai da mentira (João 8:44). E partindo desta premissa vemos Deus usando tudo para o bem, mesmo as ações dos inimigos: Deus sabia que Faraó não se converteria à mensagem de Moisés, Deus deixou o diabo agir no coração de Davi e até o anjo da morte dos primogênitos no Egito (ultima das 10 pragas) segundo alguns teólogos, era o próprio diabo.
A verdade é tudo tem der ter a permissão de Deus, até para o mal acontecer, uma morte ou doença, tem de ser permitido por Deus, Ele é Soberano, mas em suma o mal não é feito por Deus, porém é permitido, até uma doença que temos não veio de Deus porém foi permitida por Ele.

Deus não fará nada sem antes anunciar.

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7
Uma das características marcantes de Deus é ser o Deus que se revela, sem revelação nunca saberemos a vontade dEle. Consoante a isso todas as obras e vontades de Deus são anunciadas de forma antecedente.
Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade. Isaias 46: 9-10
Deus por soberania não dá a sua glória a ninguém (Isaías 42:8), sendo assim Ele anuncia as suas ações antes mesmo de fazer, para que não haja engano sobre quem fez. Seguindo este podemos ter certeza que se Deus anunciar alguma coisa a alguém e essa pessoa não tiver certeza do que Deus falou, provavelmente não foi Deus quem falou, pois Ele é muito claro e o maior interessado em ser entendido, pois é o próprio Deus quem será glorificado. Não existe na Bíblia nenhum fato que Deus se manifestou e não foi bem entendido, nem Suas ações foram incompletas.

Deus não fará o que o homem deve fazer

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9
Certas ações Deus exige que o homem faça, veja no exemplo de Josué, Deus mandou a ele se esforçar, também anteriormente tinha ordenado ao povo para marchar, e tantas outras coisas que Deus requer de nós: ânimo, esforço, coragem, fidelidade, etc. Não podemos querer que Deus faça tudo, se não Ele seria o servo e não o Senhor como É. Cabe a Deus fazer o que Ele quiser, impossível ou não, e cabe a nós sermos fieis e obedecermos. É como a pedra que Jesus mandou tirar do tumulo de Lazaro (João 11:39), Deus pode tudo, mas Ele quer ver em nós algo agindo de nosso íntimo.

Deus não rejeita quem se arrepende

O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmo 51:17
Deus é amor, esta é a sua característica principal, desta forma é impossível a Deus recusar alguém que se arrepende verdadeiramente, existem vários exemplos disso na Bíblia, exemplo disso esta relatado no resumo da historia de Israel nos Salmos 78, 81 e em Atos 7, nestes textos podemos ver o amor de Deus renovando-se sempre, apesar da rebeldia humana. Jesus reitera esta posição divina quando diz que de maneira nenhuma lançara alguém que o busque fora.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37
Assim podemos confiar no amor de Deus para nos perdoar e receber, como o filho pródigo da parábola.

Conclusão

Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. I João 4:12
Existe uma teologia, bastante complexa por sinal, que diz que nós não podemos afirmar nada do que Deus é, que pela nossa infinita insignificância, podemos só dizer o que Deus não é, exemplo disso seria que nos não podemos afirmar que Deus é bom, só poderíamos afirmar que Deus não é mau. Mas, teologia aparte, sabermos o que Deus não faz já é um bom começo para conhecermos a Ele, ou identificarmos as ações falsamente elaborada pelos inimigos de Deus.

Por Rubens Aguiar
Comente este estudo
Leia mais materias sobre fé
Comentários:

supoe-se que inteligencia sensata, certeira, é sinonimo do espirito de Deus, então Deus nos fez filhos da criação dele, más inteligencia é criatividade, curiosidade, más Deus ja sabia do risco da auto inteligencia do homem, e Deus sabia que não podia nos prender na inteligencia Dele pois ficariamos paralisados num instinto repititivo, tedioso mediante tanta maravilha que é a natureza, e iinstintivos ja haviam os animais, então temos o livre arbitrio, p/ interagir, criar, ser curioso, e demais, então p/ que a mente fosse razoavelmente saudavél foi nescessario o manual de instruçoes {a biblia} p/ o bom func. da mente do homem, quem conhece caminha bem, quem não conhece caminha no caminho do acaso.
..bom ha muito mais vantagens conhecer a mente de Deus, pode até entender que a paa pessoal e opcional, a felicidade, sabe dicernir c/; precisão o que é saudave ou não, etc. etc. etc...., quem conhece Deus ouviu Dele, que o mundo é nosso ele se adequa a nos segundo nossas nescessidade, é só expor a ele a nescessidade da correção de tal, seja qual for a anomalia que surgir ele não aje sem ser chamadao, se naõ digamos a ele, ele supoe que estamos bem, vc pode estar pra morrer amanhã por um cancer devastador se vc dizer pra ele que a sua situaçao não é bem vinda , reelate a Ele como se tivesse relatando a um medico, naque momento o seu estado ja está sendo revertido p/ o que vc pediu, Deus só ve pelo coração, e não inerfere na vida de ninguem que ignora a existencia Dele, tem mais ele atende pela busca, .... a fé prá ele é de menos ao primario, más depois de conhece-lo aí ja é obrigação ter fé, ou se perderá novamenete no livre arbitrio.

sidnei tonelli - Ribeirão Preto - SP