Questões sobre a morte

Uma das questões mais misteriosas da humanidade é realmente o dia da morte e a morte em si com a vida “além túmulo”.

A princípio ninguém aceita de imediato a morte de um ente querido, parece que ele, o morto, deveria ficar mais tempo conosco, mesmo no caso de morte anunciada, como doentes terminais e idosos em idade avançada.

Então o que a Bíblia diz a respeito da morte e desta grande duvida humana. Vamos começar a entender.

 

Ser ou não ser? Eis a questão!

Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.
Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos animais desce para a terra? Eclesiastes 3: 20-21

Ser ou não ser... Eis a questão. Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes?
Morrer... dormir... mais nada... Imaginar que um sono põe remate aos sofrimentos do
coração e aos golpes infinitos que constituem a natural herança da carne, é solução para almejar-se.
Morrer.., dormir... dormir... Talvez sonhar... É aí que bate o ponto. O não sabermos que sonhos poderá trazer o sono da morte, quando alfim desenrolarmos toda a meada mortal, nos põe suspensos. É essa idéia que torna verdadeira calamidade a vida assim tão longa! Pois quem suportaria o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas, a implicância dos chefes e o desprezo da inépcia contra o mérito paciente, se estivesse em suas mãos obter sossego com um punhal?
Que fardos levaria nesta vida cansada, a suar, gemendo, se não por temer algo após a morte - terra desconhecida de cujo âmbito jamais ninguém voltou - que nos inibe a vontade, fazendo que aceitemos os males conhecidos, sem buscarmos refúgio noutros males ignorados?
De todos faz covardes a consciência.

Hamlet Ato III Cena I

Esta grande máxima citada por Shakespeare em sua obra Hamlet, retrata justamente a questão do Ser (Existir) ou não ser (Inexistência), se após a morte, os sofrimentos continuariam como um pesadelo no “sono da morte” ou acabariam, fazendo com que essas ponderações nos tornassem covardes diante da incerteza da eternidade.
A Bíblia confirma o medo de Shakespeare, dizendo que nenhum homem pode pressupor sobre a eternidade; só Deus pode.

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim.
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele: Eclesiastes 3: 11 e 14


Então realmente o homem deve temer pela incerteza da eternidade e vida “Além túmulo”, afinal passaremos mais tempo mortos do que vivos.


Quanto tempo um ser humano pode viver?

Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3

Está questão parece até rasa, pois a esperança de vida do brasileiro é de 73 anos, por isso não entraremos em detalhes sobre esse tema. Porém a Bíblia relata que o tempo máximo de vida do ser humano é de 120 anos, (vide versículo acima).
Contudo o Salmo 90:10 fala em 70 e 80 anos como esperança de vida do período em que o Salmo foi escrito. Sendo assim o homem pode viver até 120 anos, porém a expectativa de vida é entre 70 e 80. A verdade é que a maioria da população não chega a metade da vida possível e muitos não chegam a metade da expectativa de vida.

Aumentando da expectativa de vida

Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem que tenha poder sobre o dia da morte; nem há licença em tempo de guerra; nem tampouco a impiedade livrará aquele que a ela está entregue. Eclesiastes 8:8

Com o aumento das ciências e da medicina a expectativa de vida do homem tem aumentado, entretanto só Deus tem o poder sobre o dia da morte do homem, só Ele sabe o dia e a hora, porém as ações do homem podem fazer com que este dia sejam acrescido ou diminuído, veja Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Este é um mandamento com promessa, e Jesus chega a dizer que quem não honrar pai e mãe certamente morrerá, Mateus 15:4. Sendo assim as ações humanas podem influenciar e muito o tempo de vida na terra, e não só as questões saudáveis como não fumar, não beber e etc, mas principalmente as atitudes diante de Deus e do próximo.

A certeza no meio da incerteza.

De fato não se pode dar provas concretas do que não se sabe, até os movimentos denominados espíritas e espiritualistas dizem que existem “espíritos enganadores e brincalhões” que podem enganar a qualquer um, inclusive a eles próprios. Esse é com certeza um dos motivos de Deus proibir a consulta aos “mortos”, além de muitos outros.

Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos? Isaías 8:19
Sendo assim, devido a falta de provas, só existe uma prova possível, a fé.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1

A fé é a prova, pela nossa fé cremos que Jesus preparou ligar para nós na eternidade, fora isso, todas as pretensas provas, são questionáveis; espírito de mortos são demônios, manifestações sobrenaturais ou inexplicáveis podem ser explicadas depois. Só a eternidade não pode ser explicada ou testada pela humanidade, afinal só Jesus veio da eternidade e retornou para lá, nenhum outro homem fez isso.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo. Hebreus 7:9

Todos os mortos estão esperando o juízo de Deus, se estão esperando conscientes ou no sono eterno é outro questionamento que só terá resposta na eternidade, a verdade para nós é que os mortos não sabem nada (Eclesiastes 9:5), pelo menos não agora, resta a ressurreição. Resta a nós crermos em Cristo.

Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. João 3:13

Voltar a página inicial