BATALHA ESPIRITUAL
TEXTO BÍBLICO – I Ped. 5: 8 a 11.

1) O que é batalha espiritual? – Efésios – 6: 11 a 18.

Espada Espiritual- Podemos afirmar que batalha espiritual é a luta que travamos na esfera espiritual, e às vezes física, contra os poderes e hostes (tropas) satânicas. Essa batalha pode ser manifesta de várias formas e nas coisas mais simples. Principalmente nas coisas concernentes ao Reino de Deus, especialmente quando se trata do avanço do Evangelho (a igreja) na salvação de vidas. A primeira batalha espiritual da raça humana aconteceu no Éden, Jardim de Deus, onde o pecado foi introduzido por Satanás para vergonha e desprezo do homem (Gn. 3). De lá pra cá, tem sido constantes os ataques satânicos, nem mesmo Jesus escapou de sofrê-los tais ataques. Nossa esperança é que: assim como o Senhor Jesus venceu todas as investidas do diabo, em seu nome, nós também possamos vencer!

2) Quem é Satanás?

- Satanás, diabo ou a antiga serpente, são nomes bíblicos para a personificação do mal. É o arque inimigo de Deus. É um anjo decaído (Lúcifer – anjo de luz), que foi expulso do céu (Apoc. 12) ao permitir que o orgulho o dominasse, querendo ser igual a Deus (Ez. 28: 1 a 19). Lúcifer, o anjo de luz, foi criado por Deus, mas não soube usar o poder que Deus lhe concedeu, o que deveria ser para a glória de Deus foi usado em glória pessoal. Essa atitude, por sua própria escolha, o transformou em Satanás, passando a usar o poder que tem para ofender a Deus. Graças a Deus que seus dias estão contados (Rm. 16: 20; Apoc. 12: 12).

3) Qual o objetivo de Satanás?

- Seu objetivo é opor-se de forma irrestrita a Deus e a todos os seus propósitos. Como não pode enfrentar a Deus, direcionou para o homem toda a sua ira e revolta, visto que somos “a menina dos olhos de Deus”, coroa da criação (SL. 8: 5). O porquê, ou para que, Deus o permite, não sabemos. O que precisamos saber é que: “maior é quem está em nós” (I João 4: 4) e que o seu fim está próximo.

4) Como ele age? – Gn. 3: 1 a 7; At. 5: 1 a 11; 8: 1 a 3.

- A ação maligna é diversificada. Não existe uma forma única do seu agir, pelo contrário, ele é muito astuto e sagaz. Busca a maneira mais sutil para não ser notado, quando isso acontece, o estrago é maior. Durante séculos, tem espalhado a notícia de que não existe e que o diabo, somos nós. Abaixo estão algumas formas do seu agir:
a) Engano e mentiras;
b) Ódio e desânimo;
c) Orgulho e vaidade;
d) Violência e intrigas;
e) Articulação;
f) Manipulação;
g) Acusação;
h) Escravidão (sexo, drogas, poder e fama, etc.);
i) Heresias;
j) Opressão (ameaças e perseguição);
k) Possessão e outros...

5) Como Jesus foi tentado

- Como vimos no inicio, nem Jesus escapou dos ataques e ciladas satânicas, mas também não cedeu a nenhum desses ataques. Desde o seu nascimento até o calvário, o diabo investiu tudo que pode para destruir de uma vez o Senhor Jesus. Mas o Cristo de Deus o venceu de forma triunfal. Podemos perceber esses ataques contra o Senhor nos seguintes casos:
a) Na tentação de Jesus – Mat. 4: 1 a 11. Jesus foi tentado como homem e como Deus.
b) Se opôs a Jesus de 4 maneiras diferentes: 1º - Oposição Política – Mat. 11: 1 a 19. 2º - Oposição Social – Mat. 11: 20 a 30. 3º - Oposição Religiosa – Mat. 12: 1 a 45. 4º - Oposição Familiar – Mat. 12: 46 a 50.
c) Usando a Pedro – Mat. 16: 21 a 23.
d) No calvário – Mat. 27: 33 a 44.

6) Como enfrentar Satanás – Is. 59: 19; Apoc. 12: 7 a 12.

- Essa com certeza é a questão mais importante de tudo que já vimos até agora. Vencer a Satanás e toda a sua hoste infernal deve ser uma constante em nossa vida. Isso é mais do que possível – só depende de nós mesmos. Deus já nos deu todos os recursos necessários para vencê-lo. Tais recursos são descritos abaixo, bem como algumas verdades para nos ajudar nessa luta diária.
a) Não ter medo dele - Tg. 4: 7.
b) Consciência do poder de Jesus – Mt. 28: 18.
c) Conhecer e usar a Palavra de Deus – Col. 3: 16.
d) Vida constante de oração – 1 Ts. 5: 17.
e) Conhecer e fazer a vontade de Deus – submissão – Rm. 12: 2.
f) Resistir ao diabo – fazer uso da Palavra – Mt. 4: 4; Tg. 4: 7.
g) Crer na autoridade do nome de Jesus – At. 4: 12; Fl. 2: 5 a 11.
h) Pedir sempre a Deus discernimento – 1 Cor. 12: 10.
i) Não confiar em si mesmo – 1 Cor. 10: 12.
j) Manter em dias as contas curtas com Deus – 1 Jo. 1: 9.
k) Ter convicção da vitória de Cristo na cruz – Col. 2: 15.
l) Saber que Jesus veio desfazer todas as obras de Satanás – 1 Jo. 3: 8.
m)Em casos de possessão mantenha os olhos abertos, em espírito de oração.
n) Não atenda aos pedidos do possesso.
o) Tente levar a pessoa à conversão – Jo. 8: 32,36.
p) Não use a força física.
q) Pregue sempre a Palavra – 2 Tm. 4: 2.
r) Revista-se da armadura de Deus – Ef. 6: 11 a 18.

7) A necessidade de uma vida cheia do Espírito – Ef. 5: 18.

- Ser cheio do Espírito deveria ser o normal em nossas vidas. Infelizmente isso nem sempre acontece, não temos tempo para Deus! O mundo seria bem diferente se todos os crentes fossem cheios do Espírito a cada dia, anulando por completo as obras da carne. Isso não é uma questão de escolha, é uma necessidade. Como isso é possível a simples mortais como nós somos? Vejamos:
a) Saber que essa é a vontade de Deus - Ef. 5: 18.
b) Saber que o Espírito já está em nós – Ef. 4: 30.
c) Submeter-se ao domínio do Espírito – obedecer – Ef. 5: 22 a 24.
d) Esvaziar-se das obras carnais – Gl. 5: 24.
e) Praticar os frutos do Espírito – Gl. 5: 22.
f) Mantenha uma vida de oração - 1 Ts. 5: 17.
g) Meditar sempre na Palavra de Deus – Sl. 1: 2; 119...

Conclusão

- Queridos e amados do Senhor, graças a Deus que nessa batalha contra o poder das trevas já temos a vitória garantida. O inimigo de Deus já foi derrotado e está aguardando o juízo final, quando Cristo triunfalmente voltará para buscar sua igreja. Enquanto o aguardamos, marchemos firmemente ao encontro do Senhor, semeando sua Palavra que transforma vida. Amém.

Pr. Jutaí Nunes
Ministro de Evangelismo da 1ª Igreja Batista em São Caetano

Nota.: Nós da JacuipeNoticias.com agradecemos grandemente ao Pastor Jutaí Nunes por sua muito benvinda cooperação conosco. Que o Senhor Deus continue o abençoando muitissimo.
A Edição do Jornal
Leia mais artigos sobre Fé
Voltar a página inicial