Educação faz avaliação positiva do ensino remoto em Conceição do Jacuípe

A Prefeitura de Conceição do Jacuípe, por meio da Secretaria de Educação, promoveu duas reuniões, uma presencial com os diretores escolares do município e outra via videoconferência com pais de alunos do Colégio Militar, para avaliação das atividades remotas, Além de discussão e alinhamento de estratégias para o ano letivo. A reunião presencial seguiu as recomendações e os protocolos determinados pela Secretaria de Saúde.

Além de discutir os resultados obtidos pelos alunos com os professores e pais com relação à aprendizagem não-presencial, as reuniões trataram de temas como rotina de papéis na aprendizagem virtual, uso pedagógico e técnico das plataformas digitais, produção das aulas, além de estratégias para engajamento dos estudantes.

A secretária de Educação, Marlene Oliveira, participou dos encontros e parabenizou as equipes pelo trabalho realizado, pela capacidade dos educadores de se reinventarem e propor novas práticas de ensino. Ela disse ter ficado muito satisfeita com o resultado das reuniões, onde os diretores relataram suas experiências com o envio das atividades, mencionou a preocupação da prefeita Tânia Yoshida com as aulas remotas, e destacou o trabalho dos professores, que têm papel significativo para assegurar uma boa experiência, independentemente da solução utilizada.

A reunião com os pais, professores, Polícia Militar e diretora do Colégio Militar, a secretária considerou ter sido muito proveitosa, "com participação ativa dos pais dos alunos". Marlene disse ter explicado também aos pais que a secretaria não efetivou a compra dos tablets pelo fato de que muitos lugares não possuírem acesso à internet e que o Google Meet não comportaria a demanda.

O ensino remoto é muito importante como solução emergencial, mas exige de todos envolvidos no processo muita dedicação para que seja potencializado o engajamento dos alunos através dos recursos disponíveis.

Desde a retomada do ano letivo de forma não presencial, as unidades escolares vêm desenvolvendo atividades de acordo com a realidade da comunidade local, direcionando as melhores ferramentas para auxiliar alunos e familiares.

Fonte: ASCOM CJ (XV/IV/MMXXI)