SIGNIFICADO DO SÍMBOLO DA CONTABILIDADE
Contabilidade em Conceição do Jacuipe

O Caduceu, Símbolo da Contabilidade, é formado por um bastão entrelaçado com duas serpentes, tendo na parte superior um elmo com duas pequenas asas.

O Bastão representa o poder. As duas serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir e o elmo alado representa a predominância de pensamentos elevados.

Para simbolizar a Profissão Contábil, escolheu-se, há muito, o deus Mercúrio (Hermes, para os gregos), que possuía um elmo aladosobreposto na cabeça e que carregava consigo um bastão. Unidos, concretizavam a insígnia do Caduceu, símbolo da vitalidade, da qualidade de um arauto e da eficácia, atribuído a quem iria realizar a vontade divina.

A Mitologia Grega foi absorvida pela cultura romana, o que explica a analogia entre tais povos em reverenciarem e venerarem em suas cerimonias e cultos religiosos os seus deuses e heróis. Estes, por sua vez, acabaram tomando diversas formas ou personificações abstraídas da natureza (céu, sol, mar e etc.).

Os romanos adotaram como seu deus supremo Júpiter (Zeus, na mitologia grega) que tinha como filho, o deus da indústria e do comércio, o divino Mercúrio. Segundo a versão lendária, ainda quando criança, já demonstrava grande potencial de inteligência, habilidade e perspicácia, uma vez que sua genialidade se confirma na invenção da lira (instrumento musical).

Mercúrio, quando adulto, presenteou seu irmão Apolo, deus do sol e da profecia, com o que havia inventado (a lira), que generosamente lhe retribuiu com um bastão mágico com duas pequenas serpentes entrelaçadas. Zeus, nesse momento, designou-o mensageiro dos deuses por observar suas inúmeras qualidades, obsequiando-o com um elmo (capacete) alado, com das asas e, assim, se formavam a insígnia do Caduceu.

Portanto, o Caduceu significa a capacidade, a inteligência e a astúcia, e compreende-se por que é usado como símbolo da profissão contábil, uma vez que: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil;as serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto; as asas, figuram a diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão ; o elmo, que é uma peça de armadura antiga que cobria a cabeça, tem significado de proteção contra pensamentos baixos que elevam a ações desonestas.

 

(Texto extraído do site http://www.facesm.br/GPDE/simbc.htm)