Ventos de doutrinas, ensinos errados e mente fechada.

Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro... Efésios 4:14

Uma questão impressionante da historia da humanidade, da igreja também, é como as pessoas são levadas a seguir o erro de forma tão apaixonante. Exemplo disso é o nazismo, onde uma nação inteira seguiu ideais que eram condenados até mesmo naquela época. Na história da igreja temos também vários exemplos de casos semelhantes, onde doutrinas diversas arrebanharam grande numero de pessoas, depois desapareceram, casos dos mais simples e até gravíssimos como o do Pastor Jim Jones nos Estados Unidos que levaram varias pessoas ao suicídio em 1978.
Para entendermos melhor a questão do erro, vamos dividir o intelecto humano em partes: Inteligência, experiência e sabedoria.

Inteligência – é a capacidade de assimilar conhecimento, capacidade intelectual. Teoricamente um universitário é mais inteligente que um analfabeto, pois este consegue assimilar e administrar melhor o conhecimento.

Além disso, filho meu, sê avisado. De fazer muitos livros não há fim; e o muito estudar é enfado da carne. Eclesiastes 12:12

Experiências ou conhecimento empírico – é o acumulo dos acontecimentos que uma pessoa passou na vida, sendo a resultante das conseqüências das coisas boas e ruins, o que ela provocou na vida desta pessoa. Esse tipo de conhecimento depende do tempo e da qualidade de vida da pessoa. Teoricamente um idoso tem mais experiência que um adolescente, contudo é necessário distinguir se estas experiências a mais foram bem aproveitadas.

Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele... Eclesiastes 6:3

Sabedoria – é o dom de fazer a coisa certa, no momento certo, do jeito certo. Esse tipo de conhecimento independe de idade e experiência, entretanto ele esta atrelado a eles. A exemplo disso temos Salomão que já era sábio na juventude, mas na velhice apresentou deslizes para com Deus.
A sabedoria esta intimamente ligada a Deus e a humildade.

O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. Provérbios 9:10

Existem outros fatores que interferem em nossos julgamentos, como interesses pessoais, conhecimento incompleto, etc. Entretanto nos aterremos a estes três pontos traçados por nós para darmos uma ideia mais resumida do tema.

Todos estão certos?

Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Provérbios 16:2

Todos nós quando fazemos uma escolha acreditamos estar certo, isso a principio, e procuramos nos cercar de certezas que estamos corretos.
Assim por apego, por vezes, descartamos as ideias contrarias, buscamos as favoráveis, lemos livros que apóiem nossas teses, ouvimos pessoas com as mesmas ideias, nos fechamos e criamos uma fortaleza para proteger nossos conceitos.
Nesse ponto dentro da igreja surgem ideias novas e doutrinas que são defendidas a todo custo, sendo rechaçados todos os ataques a elas.

Veja o exemplo da doutrina do “Exigir de Deus”.
Essa doutrina surge com força na década de 90. O crente tem de “Exigir de Deus” o cumprimento de suas promessas (um carro, casa, dinheiro, emprego, etc). doutrina defendida e difundida com veemência, ir contra ela era ser taxado de crente sem fé, fariseu legalista, um crente de terceira linha.
Hoje dificilmente um pregador serio volta a defender essa tese, onde Deus é colocado como um servo e não como Senhor do crente, simplesmente ninguém fala mais no assunto.
Da mesma forma varias doutrinas surgiram e desapareceram como um vento:

- Doutrina da concordância;
Se duas pessoas concordassem sobre algo na terra, seria feito por Deus, bastava uma dubla concordar e Deus obrigatoriamente faria o acertado.

- Doutrina do super crente;
Ideia ligada a teologia da prosperidade, segundo a qual o crente não poderia adoecer ou sofrer qualquer contratempo por ser a “menina dos olhos de Deus”, algumas doenças em difusores desta doutrina a derrubaram.

- Doutrina das portas abertas e fechadas;
Segundo essa doutrina o crente teria de ficar atento aos sinais dados por Deus, que seriam oportunidades e circunstancias favoráveis ou desfavoráveis, as portas que Deus abria e fechava. Deus se resumia virtualmente a um porteiro espiritual.

- Doutrina do pedido especifico e detalhado;
A ideia central desta vez é que a pessoa não tinha o pedido aceito por Deus por não especificar detalhadamente o que queria, sendo assim se a pessoa pedisse um carro Deus não podia entregá-lo por não saber qual o modelo, a cor, a marca, o ano etc.

Ainda existem varias outras doutrinas que se foram como o vento;
- Oração poderosa;
- Culto de mistério;
- Unções para tudo;
- Quebra de maldições;

- Atos proféticos;
- Cultos de revelações;
- Cultos de fogo;
- Cultos de poder;
- Igrejas sem nomes;
- Crente discípulo;
Listar todas essas doutrinas seria muito extenso e cansativo, falamos de algumas, mas existem muitas outras.

Pontos comuns

Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.
Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.
Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5: 11-14

O ponto comum desses ventos de doutrinas é que eles focam em um ponto especifico, batismo, dons, ou etc, depois colocam esse ponto como sendo vital para a fé cristã e vida pessoal. Entretanto depois de certo tempo a doutrina caduca, pela própria falta de consistência bíblica, decepcionam vários de seus apaixonados defensores, que simplesmente deixar de falar dela ou seguem outro vendo.

O outro ponto central desse erro é o foco exclusivo da pessoa em um único ponto em prejuízo ao demais.

Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. Mateus 23:24

O ponto central da Bíblia é Cristo e o ser semelhante a Ela, contudo os ventos de doutrinas levam o foco para outro lugar que cative alguns grupos os fazendo defensores e propagandistas das ideias, no final sobram vários grupos de pessoas decepcionadas.
A pessoa tem culpa também por se deixar levar pelas ideias, pois na maioria dos casos ela não busca contrapor as doutrinas entre os prós e contras e continua a encher sua cabeça com estudos e conceitos de afirmação a suas teorias.

Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal. Jeremias 13:23

Assim quando a pessoa vai em um movimento de avivamento pentecostal, só se fala em língua estranha; no movimento de células, só se fala em célula; nas de vitória só de bênçãos.
Consoante a isso surgem os teólogos reforçando o tema, com as livrarias lotadas de temas afins, atualmente se fala muito sobre prosperidade, que é um tema muito em voga, igualmente a poder e línguas estranhas anteriormente. Publicam-se uma infinidade de livros ensinando como ser prospero, particularmente todos seguem uma mesma linha, só mudando a ordem e explicações sobre os mesmos pontos da Bíblia, em suma, se você ler um livro sobre prosperidade, já leu todos. Igualmente os sobre os Dons, de como conseguir falar em línguas estranhas e ter poder, basta ler um de cada pela vida toda, são todos muito semelhantes.

Conclusão

Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Salmo 19:12

Nós como seres humanos somos cheios de conceitos e preconceitos, ninguém esta livre disso, podemos estar defendendo um erro de forma apaixonada, a pergunta feita no versículo acima seria uma máxima para toda a humanidade.
Nunca vamos deixar de errar enquanto estivermos aqui na terra, o segredo de errar menos é ter humildade, subjugarmos nossos interesses e vontades a Cristo para o bem do coletivo e valorização do próximo.
No mais seguir o conselho de Paulo provai tudo retende o que é bom.

Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom... I Tessalonicenses 5:19-21

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com

Comente este estudo